Quantcast
Channel: Últimas notícias do Paraná Online - Segurança
Viewing all 11877 articles
Browse latest View live

Polícia caça assassinos de menino em Araucária

$
0
0
Átila Alberti
Polícia Civil de Araucária passa a investigar oficialmente o crime como um homicídio.

Com a confirmação de que a ossada encontrada em Araucária, no último dia 13, era mesmo de Bruce Sthanley Guimarães de Andrade, 10 anos, desaparecido desde o dia 09, a Polícia Civil de Araucária passa a investigar oficialmente o crime como um homicídio.

A confirmação se deu através de laudo emitido pelo Instituto de Criminalística, na sexta-feira, num exame de arcada dentária. Com isto, o inquérito que investigava o desaparecimento do menino, conduzido pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), foi encerrado e remetido à delegacia de Araucária.

O que preocupa o delegado Haroldo Davison, de Araucária, é que uma perícia na ossada constatou como provável causa da morte um tiro na cabeça, dado possivelmente por um revólver calibre 38.

“Significa que foi uma execução, típica de alguém que estava com muita raiva. E a vítima era uma criança. O que uma criança fez de tão grave assim para gerar tanta raiva em alguém”, analisou o delegado, que ainda investiga o real motivo do crime.

Estupro

Dentre as várias hipóteses investigadas, uma delas é a de que Bruce teria reagido a um estupro. Um dos quatro suspeitos do crime, Pedro Henrique de Souza, 19 anos, foi visto pela última vez com Bruce, horas antes do desaparecimento, seguindo numa trilha de mato em direção à barragem do Passaúna.

Comentários pelo bairro davam conta de que Pedro já teria tentado atacar outros meninos nas redondezas. Mas se de fato houve tais tentativas, nenhuma queixa foi dada na delegacia local.

Quando a polícia começou a averiguar esta suspeita, outro crime atrapalhou as investigações. Horas depois da ossada de Bruce ter sido encontrada, Pedro foi executado dentro de sua casa. Durante a madrugada, três homens encapuzados invadiram a residência e o fuzilaram com tiros.

Até agora, a polícia ainda não tem certeza se já foi uma “vingança com as próprias mãos”, que a vizinhança planejou para vingar a morte do garoto, ou se foi uma queima de arquivo, cometida pelos outros três suspeitos da morte de Bruce.

Horas antes de Pedro morrer, a polícia esteve na casa dele conversando com familiares e vizinhos e, segundo o delegado, o rapaz prometeu colaborar com as investigações e dizer tudo o que sabia da vida de Bruce. Ele seria ouvido na delegacia na manhã seguinte a sua morte.

Caso a polícia descarte a suspeita de que Pedro tentou estuprar Bruce, a linha de investigação sobre os ouros três suspeitos já é outra. Mas o delegado preferiu não adiantar por enquanto qual é a suspeita, afirmando que ainda não possui certezas.


Casal é executado dentro de casa em Quatro Barras

$
0
0

O casal Luana Rafaela de Assis, 22 anos, e Ricardo Alexsander Nunes, 30, foram executados a tiros na casa em que moravam, em Quatro Barras. Ambos foram alvejados cm vários tiros. Ricardo morreu no local. Luana chegou a ser socorrida, mas morrreu a caminho do Hospital Angelina Caron.

Segundo a Polícia Civil local, o crime ocorreu por volta das 3h na Rua Luciano Dallagrana, na Colônia Maria José. Dois homens armados de pistolas invadiram a residência e meteram balas no casal.

Ricardo foi atingido por sete disparos. Luana levou quase a mesma quantidade de disparos. Cápsulas calibres nove milímetros e 380 foram recolhidas no chão da casa.

Ainda não se sabe o motivo pelo qual o casal foi morto. A polícia também investiga se os tiros eram direcionados a apenas um deles, ou aos dois. Familiares de ambos devem ser ouvidos hoje (30) na delegacia, para audar nos esclarecimentos do crime.

Dupla usa garfo para assaltar taxista no centro de Curitiba

$
0
0
Divulgação/Polícia Civil
Um dos assaltantes trabalha como balconista.

Armado com um garfo de cozinha, um adolescente, de 16 anos, e um jovem, de 18, assaltaram um taxista, na região central de Curitiba. Minutos depois, Lucas Carvalho de Freyn foi preso e o adolescente apreendido em flagrante, dentro do carro, em frente a uma residência, na Avenida Senador Salgado Filho, Uberaba.

Eles foram reconhecidos pela vítima e a arma do crime foi encontrada no porta-luvas do veículo. O taxista contou que quando os dois entraram no carro, o espetaram com o garfo e ordenaram que ele descesse. Lucas assumiu a direção e os dois seguiram para o Uberaba. A vítima entrou em contato com a empresa de monitoramento, que localizou o veículo e avisou os policiais do 20.º Batalhão.

Choro

Segundo o delegado Gerson Machado, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), quando os policiais chegaram ao local, encontraram os dois no carro. Eles não resistiram à prisão e foram encaminhados para a delegacia. “Quando eram ouvidos, choraram, disseram que estavam arrependidos e que só cometeram o crime porque são usuários de drogas”, contou o delegado. Nenhum dos dois tinha passagens pela polícia. Lucas está na carceragem da DFRV e o amigo dele foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente.

Preso em Araucária com carro roubado em Pinhais

$
0
0
Divulgação/Polícia Civil
legenda

Douglas Wilmar Rocha, 31 anos, foi preso neste final de semana, em Araucária, após uma denúncia anônima, com um veículo Fiat Idea, que foi furtado no dia 26 de junho, em Pinhais.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o veículo estava com placas frias e ao chamarem pelo dono da residência uma senhora autorizou a entrada dos investigadores que apuraram que o carro pertencia a Douglas que, ao ser indagado respondeu que fez um negócio em um terreno, mas não disse quem fez o negócio.

O indivíduo foi preso e conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos onde foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor.

Preso enteado que matou padrasto no Tatuquara

$
0
0
Marco Charneski

Versão de Jean foi contestada.

Jean Monteiro da Luz, 22 anos, confessou friamente que matou o padrasto, Arnaldo Fernandes, 39 anos, no dia 7, para defender a mãe. O rapaz foi localizado pela Delegacia de Homicídios (DH) na tarde de sábado, perto do local do crime, no Tatuquara, após denúncia de que estaria ameaçando de morte familiares da vítima.

Segundo seu relato, ele chegava em casa, quando ouviu uma discussão entre a mãe e o amásio. Ao entrar viu o padrasto agredindo a mulher, acompanhado de outro homem. “Tentei resolver a situação. Quando empurrei meu padrasto contra a parede, ele levou a mão à cintura para pegar a arma. No momento que ele sacou, eu a tomei da sua mão e dei três tiros. O amigo dele tentou me segurar e disparei duas vezes nele também. Os dois eram drogados”, relatou.

A outra vítima, Carlos Kubichen, 44 anos, está internada, sem risco de morte. “Aquela não foi a primeira vez que a minha mãe apanhou dele. Tinha parentes no quintal ouvindo. Ela estava ensanguentada gritando e ninguém a ajudou”, disse Jean.

Testemunhas


O delegado adjunto da DH, Cristiano Quintas, explicou que testemunhas disseram que ele entrou armado na casa com intenção de matar Arnaldo. “Com o resultado de exames feitos no corpo de Arnaldo, saberemos se a história contada por ele é verdadeira”.

Jean ficou foragido durante alguns dias e voltou para o bairro no sábado. Familiares da vítima entraram em contato com a DH para informar que ele os ameaçava, no entanto, Jean afirma que não teve nenhum contato com esses parentes após matar o padrasto.

O rapaz, que não tem antecedentes criminais, vai permanecer detido no Centro de Triagem de Piraquara, e responderá por homicídio, tentativa de homicídio e coação de testemunhas no curso do processo. “Mesmo se comprovada a legítima defesa, não se justifica a fuga do rapaz e as possíveis ameaças”, comentou o delegado.

Fim de tarde sangrento na capital do estado

$
0
0

Três pessoas ficaram gravemente feridas no tiroteio que aconteceu no fim da tarde de domingo (29), em um bar, na Rua dos Abacateiros, Jardim Guarituba, em Piraquara. Fabiano Correia Traques, 33 anos, foi socorrido pelo Siate e encaminhado ao Hospital Cajuru. Wellington Francisco Pereira, 33, ferido com um tiro no rosto, foi socorrido por conhecidos e levado para o mesmo hospital. O outro ferido, que não foi identificado, também foi socorrido por terceiros e encaminhado ao Hospital Municipal de São José dos Pinhais.

Segundo testemunhas, o alvo do atirador seria Fabiano, que tinha uma desavença antiga. Os outros provavelmente foram feridos pois estavam junto com o rapaz. A tripla tentativa de homicídio será investigada pela delegacia do município.

Polícia acaba com esquina do tráfico no Sítio Cercado

$
0
0
Divulgação / Polícia Civil

Lucas e o adolescente trafegavam de skate ou bicicleta pra despistar a polícia.

Lucas Felipe França, 18 anos, foi preso, e um adolescente, de 16 anos, apreendido, por policiais do 10.º Distrito Policial, na esquina das ruas Cafeara e Marte, no Sítio Cercado, na tarde de sexta-feira (27). Segundo a polícia, Lucas estava com um tablete de maconha e três buchas de cocaína. O amigo dele, com 400 gramas de cocaína e pequena quantidade de dinheiro.

Os dois eram investigados há dois meses. Lucas, apesar da pouca idade, era responsável pela administração de um grupo de pessoas que o auxiliavam nas negociações do tráfico de drogas, conforme apurado pelos policiais. O adolescente era responsável pelo armazenamento da droga, enquanto Lucas ficava com uma pequena quantidade para venda imediata.

Os policiais disseram também que os dois costumavam andar de skate e de bicicleta na rua, para não levantar suspeita, mas a polícia descobriu o disfarce durante as investigações.

Tensão nos educandários leva à greve dos servidores

$
0
0

Os 1,3 mil socioeducadores dos educandários estaduais estão em greve desde sábado, para pressionar o governo em relação a extensa pauta de reivindicações, que inclui plano de carreira, reposições de pessoal por concursos, aumento na segurança das unidades e melhores condições de trabalho. Eles acusam o governo de descaso com os educandários e as casas de regime semiaberto e dizem que os episódios de mortes e violência registrados nesses locais estão vinculados a isso.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social não reconhece a greve. Em comunicado, informou que a Procuradoria Geral do Estado prepara uma ação judicial para assegurar o funcionamento das unidades. Para agravar a situação, o presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Estado do Paraná (Sindsec-PR), Mário César Monteiro, diz que a volta ao trabalho depende exclusivamente do governo ter uma postura mais respeitosa em relação aos socieducadores.

Essenciais

“Só não paralisamos os departamentos essenciais. Desde sábado estamos aguardando o governo nos procurar”, afirma Monteiro. Segundo ele, pelo menos 10 casos de mortes de adolescentes poderiam ter sido evitados se não faltassem profissionais de saúde. Neste mês, o governo autorizou reajuste de mais de 15% na Gratificação de Atividade (Gadi) para os servidores que atuam nas unidades de socioeducação e anunciou a contratação de 411 servidores.

A Coordenação de Medidas Socioeducativas do Estado informou que “os educadores e os profissionais que atuam na área da socioeducação sabem que de acordo com o artigo 227 da Constituição Federal o atendimento ao adolescente é prioridade absoluta”. A nota também diz que os profissionais “devem ter consciência da essencialidade dos serviços prestados, bem como, das cautelas necessárias para a sua manutenção”.


Corpo em valetão é de guarda municipal de Curitiba

$
0
0

O homem encontrado morto em um valetão, na Rua Bley Zornig, Boqueirão, na manhã de domingo (29), foi identificado no Instituto Médico-Legal. Trata-se do guarda municipal Rogério Moro Conche, 43 anos.

Segundo o delegado Cristiano Quintas, da Delegacia de Homicídios (DH), Rogério foi morto com várias facadas na cabeça, provavelmente perto da ciclovia, e levado até o valetão. “Temos informações importantes com relação a autoria do crime. Sabemos que a vítima estava de licença do trabalho para tratamento psicossocial”, contou o delegado.

Os familiares de Rogério estiveram na delegacia e outras pessoas devem ser ouvidas nos próximos dias. “A principal hipótese é que ele morreu porque estava envolvido com o tráfico de drogas, mesmo assim, outras linhas de investigação serão trabalhadas”, disse Rogério.

Assaltam e vão para o shopping torrar a grana

$
0
0
Divulgação/Cope

Alisson e José assaltaram mulheres e foram às compras.

Vestidos com roupas compradas com dinheiro roubado, Alisson Lima da Silva, 23 anos, e José Antônio Moreira, 25, foram presos na noite de sexta-feira, pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). A dupla é suspeita de sequestro relâmpago contra três mulheres e de roubar R$ 1 mil e pertences das vítimas. Com os rapazes foram apreendidos um revólver calibre 38, e R$ 600 em dinheiro.

Segundo a polícia, Alisson e José abordaram as mulheres na sexta à tarde, no Água Verde. Eles entraram no Jetta das vítimas e as levaram para fazer saques em dois caixas eletrônicos nas avenidas Iguaçu e Bispo Dom José. De cada caixa, forçaram as vítimas a realizar saques de R$ 500. Roubaram delas também dois celulares, um anel de brilhantes e um tablet. Em seguida, obrigaram as mulheres a deixá-los na Praça do Japão.

De boa


As vítimas avisaram a polícia, e os dois sequestradores foram encontrados gastando o dinheiro no Shopping Estação, horas depois. “Eles vestiam moletons novos e bonés, comprados com o dinheiro das vítimas, e lanchavam na praça de alimentação. No momento da prisão eles tentavam negociar com um amigo o relógio roubado de uma das mulheres”, contou a delegada do Cope, Vanessa Alice.

As roupas foram apreendidas e os pertences restituídos, exceto R$ 400 que foram gastos pela dupla. Alisson e José eram foragidos da Colônia Penal Agroindustrial.

Pedreiro assassinado tem o pênis decepado

Lanchonete é assaltada e bandidos fogem a pé

Marginais invadem casa e roubam carro pra vender por R$ 1 mil

Gangue da dinaminte explode caixa eletrônico

Desafetos resolvem rixa a golpes de foice em Cianorte

$
0
0

Uma rixa teve sua “desforra” a tiros e a golpes de foice na noite desta segunda-feira (30). O caso aconteceu na cidade de Cianorte. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), Roni Cesar dos Santos, de 27 anos, foi baleado na região do abdômen por outra pessoa, que não teve o nome divulgado. Socorrido, ele foi encaminhado ao hospital e corre risco de morte.

Mais tarde, a PM descobriu outro envolvido na confusão, tratando-se de Paulo Rogério Rufino, de 33 anos, que foi localizado com diversos ferimentos na cabeça, possivelmente, adquiridos por golpes de foice. Rufino também foi encaminhado para o hospital em estado grave, correndo risco de morte.

A PM investiga o caso e busca explicações para as tentativas de homicídio. Nenhuma das armas utilizadas no crime foi encontrada pelos agentes policiais.


Pai e filho afirmam que "guardavam" a droga

$
0
0

Pai e filho foram presos por tráfico de drogas, no início da manhã de hoje (31), no Jardim Arvoredo, em Araucária. Guardas municipais receberam denúncia anônima e foram até a casa, onde moram Valdomiro Ferreira da Luz, 53 anos, e seu filho Diogo Ferreira da Cruz, 22.

Segundo a guarda, Diogo foi flagrado com certa quantidade de droga em frente ao barraco. Em revista no local, foram encontrados cerca de meia meio quilo de pasta base de cocaína, dois tijolos de maconha com aproximadamente 1,3 quilos, além de trouxas de maconha e 30 buchas de cocaína.

Parte da droga estava escondida num fundo falso do no assoalho do barraco. Também foram apreendidas três facas e R$ 170. De acordo com a equipe que realizou o flagrante, Vanderlei ainda tentou esconder parte da droga na cueca.

Ao ser detido Valdomiro alegou que estava guardando a droga para um traficante por R$ 200. No entanto, a guarda apurou que ele já esteve preso por tráfico por sete anos e estava em liberdade havia dois anos. Valdomiro e o filho foram encaminhados à delegacia de Araucária, para serem autuados em flagrante.

Deixou o bordel para ser madame e matar o marido

Polícia investiga se andarilho pode ser engenheiro sumido

Evento reúne especialistas em segurança pública

$
0
0
Divulgação/Polícia Civil
Evento foi idealizado pela Polícia Civil e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescente.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, abriu nesta terça-feira (31) o círculo de palestras do 2.º Seminário Realidade Infanto Juvenil - Desafios e Perspectivas, que reúne especialistas em segurança pública e educadores em Curitiba.

Durante o evento, que acontece no Hotel Four Points by Sheraton, serão discutidas as principais metas e as ações do plano de capacitação para os profissionais que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas de crimes.

Idealizado pela Polícia Civil e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA/PR), com apoio da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, o seminário teve como primeiro ato a palestra do Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Ao abrir o evento, Almeida Cesar ressaltou que a realização do seminário é pertinente, já que a temática infanto juvenil no Brasil exige um esforço e uma integração de toda a sociedade, pois, para ele, o tema que transcende a área de segurança publica.

“É evidente que as forças de segurança têm um papel um papel preponderante na proteção de crianças e adolescentes, mas esse assunto deve envolver políticas públicas nas áreas da educação, da saúde, da família e do desenvolvimento social”, afirma.

O secretário da Segurança também evidenciou a orientação do governador Beto Richa para fortalecer as unidades do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride) e do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) no Paraná.

Almeida Cesar revelou que a inauguração das novas sedes dos órgãos em Curitiba está prevista para o próximo dia 7 de agosto. Além disso, ele lembrou que deverão ser adquiridas novas e estruturas físicas para o Nucria e para o Sicride em Paranaguá, em Ponta Grossa e em Londrina.

“Acabamos de avaliar os gastos preparatórios de instalação do Nucria em Maringá e em Cascavel. Então, todo o esforço que pudermos fazer visando contribuir para consolidar essa rede de proteção aos jovens, para fazer prevalecer os direitos da criança e do adolescente nós faremos”, completou.

Para o delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto, a postura da Sesp na estruturação de unidades especializadas mostra o respeito e a preocupação do governador Beto Richa e do secretário com a segurança de crianças e adolescentes. “Nesse governo já foram criados cinco Nucrias no Paraná”, comemora o delegado.

Michelotto salientou o trabalho dos policiais civis que atuam nas unidades especializadas na proteção de jovens e crianças. Para ele, o valoroso trabalho dos policiais, que atuam de forma anônima, só é eficiente se houver a união de vários órgãos.

“Esse é o papel desse evento, já que ele permite a integração com vários órgãos da sociedade e só dessa forma que nós conseguiremos ter eficiência no combate a esse crime tão hediondo que é a violência contra a criança e o adolescente”, sentencia.

Representando a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a presidente do CEDCA/PR, Márcia Tavares dos Santos, se mostrou satisfeita com a possibilidade da apresentação de um diagnóstico da realidade paranaense quanto à segurança de crianças e adolescentes no Paraná.

“É uma satisfação imensa investir na área da criança e do adolescente, porque só assim nós vamos poder realmente ter uma política de estado efetiva e que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam respeitados e implantados”, concluiu.

As palestras do 2.º Seminário Realidade Infanto Juvenil - Desafios e Perspectivas se estendem até a tarde desta quarta-feira (1.º). Durante o evento serão selecionados multiplicadores e representates para as turmas de aprimoramento que serão oferecidas na ESPC.

Presos se rebelam em delegacia na Vila Izabel

$
0
0

Os 182 presos na carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) promoveram uma rebelião por cerca de uma hora na manhã desta terça-feira (31). Eles pedem melhores condições na carceragem e o clima só foi acalmado depois da chegada de várias viaturas das Policias civil e militar.

Segundo o delegado Gérson Machado, da DFRV, uma rebelião como a de hoje estava praticamente prevista, já que na carceragem cabe em torno de 50 presos e hoje o número é de 182 detidos.

 “Todo dia recebemos presos de Curitiba e região metropolitana e os detentos nas celas só aumentam. Pedimos na semana passada uma remoção de 50 homens para o Centro de Triagem 2, em Piraquara, e a resposta foi negativa. Agora a situação (rebelião) foi controlada, mas a qualquer momento pode acontecer de novo”, relatou o delegado Machado.

A situação começou às 11h e foi contornada em torno de uma hora depois. Vários moradores acompanharam de perto o trabalho da polícia, uma vez que a DFRV está localizada no bairro Vila Izabel, em uma área residêncial e em frente a uma escola para crianças especiais. Isso preocupava os curiosos que acompanhavam a rebelião na delegacia; eles temem por um caos em caso de fuga.

Viewing all 11877 articles
Browse latest View live




Latest Images